Afinal, como foi a oficina?

Nesse mês de fevereiro as energias do projeto ON foram focadas para a Oficina "Iniciação em Dramaturgia", que aconteceu em 8 encontros entre os dias 04 e 27 de fevereiro, no Museu Casarão Pau Preto, em Indaiatuba/SP. Quem acompanha os instagram do projeto (@ondramaturgia) já deve ter visto algumas fotos, não é?


A Oficina buscou abordar a dramaturgia a partir da teoria de gênero de Aristóteles, buscando nos gêneros lírico, épico e dramático as características da escrita dramática clássica e das tantas possibilidades híbridas da dramaturgia moderna e contemporânea. Nesse meio tempo, lemos diversos trechos de textos de importantes dramaturgos e dramaturgas antigos e atuais como Sófocles, Shakespeare, Tchekov, Bertolt Brecht, Heiner Muller, Michel Vinaver, Jean Tardieu, Caryl Churchill, Marius von Mayenburg e Grace Passô.

Apesar das diversas possibilidades da dramaturgia atualmente, brevemente abordados nos encontros, na oficina optamos por aprofundar a ideia de dramaturgia como um texto escrito previamente por um(a) autor(a), que é algo que está tão vivo quanto na época do Aristóteles... 

Assim, cada participante foi incentivado a escrever um argumento e, a partir dele, escolher uma cena para escrever e apresentar ao final da oficina, de forma a, quem sabe, essa cena dar a origem a um texto completo no futuro. Lemos, então, cenas de diferentes linguagens e características, em que cada dramaturgo e dramaturga pode expor suas ideias e características, aproveitando o que o estudo dos recursos dramáticos auxilia em dar forma às discussões e visões de mundo que querem compartilhar através da dramaturgia e do teatro. 

Podemos considerar que o gênero dramático não foi superado porque o humano ainda não sabe lidar com a relação com o outro, o épico, porque ainda precisa entender a sua relação com o mundo e o lírico porque sequer resolveu as questões na relação consigo mesmo. Na dramaturgia contemporâneo esses três gêneros se misturam, por vezes em um caos que mimetiza o caos de nossa situação enquanto sociedade. A dramaturgia está viva e tem muito o que dizer neste século XXI, absorvendo as tantas questões que estamos vivenciando na contemporaneidade. 

E antes de acabar essa postagem, quero agradecer imensamente a presença de todos e todas na oficina. Esta troca é muito valiosa e importante para o projeto ON. Espero que algumas sementes tenham sido lançadas em solo fértil para fomentar a dramaturgia na cidade de Indaiatuba e na região.

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