As possibilidades das possibilidades | Relato sobre a Oficina "Possibilidades da rubrica do texto dramatúrgico"

No último sábado, dia 06/04, aconteceu a Oficina "Possibilidades da rubrica do texto dramatúrgico", mais uma das atividades formativas do Projeto ON. A oficina foi ministrada pela atriz e dramaturga Pamella Martelli, no Museu Casarão Pau Preto, importante local de difusão cultural da cidade de Indaiatuba.

Rafael Braim e a ministrante Pamella Martelli, em um dos exercícios de encenação dos textos.

A oficina, como já diz seu título, buscou explorar as possibilidades da rubrica a partir de referências, de exercícios de escrita e de exercícios que simulavam a encenação dos textos escritos, com atuação e direção dos próprios participantes da oficina. Assim, todo mundo colocou o corpo em cena para explorar e compreender a relação entre texto e cena, experimentando as possibilidades e os impactos da rubrica em um processo de montagem e na própria cena final que é compartilhada com o público.

Além de relatos de suas experiências pessoais como atriz, diretora e dramaturga, Pamella usou os textos "Hamlet Maquina", do dramaturgo alemão Heiner Muller e "De como virei bruta flor", da dramaturga  Cláudia Schapira, como disparadores para a discussão da escrita dramatúrgica e de como a rubrica tem possibilidades que vão muito além da mera descrição, fazendo parte da linguagem e do estilo de cada dramaturgo e dramaturga. 

Provocados a escrever suas próprias cenas, os participantes puderam se exercitar na escrita de textos teatrais escrevendo uma cena a partir de um disparador poético: o quadro "Jardim das delícias", do pintos holandês Hieronymus Bosch. A complexidade e as diversas possibilidades de leitura desta obra proporcionou a criação de cenas muito diversas e interessantes, explorando temas, personagens e mundos distintos. Posteriormente, estas mesmas cenas foram "encenadas" pelos próprios participantes, focando na percepção de como as rubricas dos textos provocam, instigam e incentivam os artistas que vão criar a cena a partir daquele texto.

Os participantes em roda no início da Oficina, na tulha do Museu Casarão Pau Preto.

A rubrica, as vezes vista como apenas uma indicação pragmática do que deve estar e ser feito no palco, tem possibilidades muito mais amplas e criativas, podendo ser um canal de comunicação poética entre o dramaturgo e os demais artistas que vão compor a cena teatral, bem como também fazer de um texto teatral uma obra literária de leitura prazerosa e imaginativa para qualquer leitor.

Agradecemos profundamente a Pamella Martelli pelo compartilhamento e a todos os participantes que se disponibilizaram a trocar com tanto carinho e entrega neste sábado quente na cidade de Indaiatuba. Que venha muito mais teatro por aí!

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