A densa floresta entre o tema e a obra | Relato sobre a Mesa de Debate

No último sábado, dia 11 de maio de 2019, aconteceu a Mesa de Debate "Relações entre tema e dramaturgia", uma das atividades do Projeto ON, contemplado pelo Edital ProAC 36/2018 - Texto de Dramaturgia. O intuito deste encontro foi o compartilhamento dos processos criativos dos três artistas convidados - Carol Castilho, Fabio Pimenta e Pamella Martelli -  e o debate acerca das relações entre esses processos e o tema, abarcando as amplas possibilidades da dramaturgia. A mediação ficou por conta do proponente do projeto, o dramaturgo Marcus Mazieri.

Os artistas convidados Fabio Pimenta, Carol Castilho e Pamella Martelli, com o público que participou do debate.

Cada artista convidado contou um pouco sobre o seu processo de pesquisa e de escrita, mostrando a trajetória que fizeram na construção de algumas de suas obras como dramaturgos/roteiristas e também como diretores de teatro e cinema. Os processo, quando expostos assim lado a lado, demonstraram o quanto estão ligados a subjetividade de cada artista, se moldando aos interesses, anseios e características de cada um, estando intimamente ligados aos seus momento de vida e suas experiências pessoais.

Os temas acabam se relacionando com a obra de maneiras diversas, por vezes sendo o início de tudo, quando o artista quer abordar determinado tema que o toca ou que lhe foi pedido abordar, e outra vezes brotando do exercício mesmo do artista com a linguagem que trabalha, surgindo de relações não necessariamente temáticas, mas sim estéticas, a partir de especificidades da linguagem que dialogam com o afeto, o sentir, a poética, etc. 

Essas possibilidades aparecem não somente nos processos criativos dos artistas, mas também na relações do público com as obras. Assim, por vezes o público vai buscar uma relação mais interpretativa, a partir dos temas que a obra aborda, ou então vai se propor a relações mais perceptivas, a partir das sensações e emoções que as obras provocam pelas suas características estéticas. 

Sabemos que o que geralmente acontece é o primeiro tipo de relação. É comum, por exemplo, quando uma pessoa acaba de ver uma peça de teatro ou um filme ela contar para alguém algo como: "O fulano perdeu o filho em uma guerra e depois foi para tal lugar fazer justiça com as próprias mãos". A tendência é narrar o enredo, os acontecimentos da história, que acabam por se ligar diretamente ao tema: "O filme é sobre a vingança de um pai que perdeu o filho". Há forte predominância do tema na nossa comum leitura das obras, o que faz parecer que as obras são na verdade apenas constituídas por temas, servindo apenas para dar vazão aos seus temas. Mas será que as obras, mesmo as ligadas à palavra e às histórias como a dramaturgia e o roteiro, não "comunicam" ou podem comunicar para além dos temas que abordam? Será que não há uma complexidade ainda pouco explorada nessa relação?

Os artistas convidados Fabio Pimenta, Carol Castilho e Pamella Martelli falando sobre seus processos.

Para além de buscar respostas e tentar habitar um sólido lugar de certeza, o debate foi justamente na direção da abertura e da dúvida, mostrando as diversas possibilidades desta relação entre tema e e dramaturgia, considerando que cada obra vai exigir do artista que reflita de maneira fresca e única sobre os temas que a sustentam ou que brotam dela. Não há um método exato e quantitativo de ligar o tema a linguagem, mas em cada processo de cada artista isso se manifestará conforme as especificidades da obra e do momento. 

Embora a linguagem da dramaturgia (seja ela o texto prévio do teatro, o roteiro de cinema ou a dramaturgia dos sentidos e significados de uma dança ou performance) esteja ligado a ideia de "tema" de forma tão íntima e quase que indissociável em nossa sociedade, é nítido que há ainda um enorme espaço de exploração e investigação da relação entre tema e obra, considerando as tantas outras qualidades que uma obra de arte carrega e que emergem na relação com o público. 

Há ainda muitas trilhas a se abrir e muitos caminhos a percorrer nessa densa floresta que existe entre o tema e a obra.

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