Leitura dramática do texto on

Na última postagem, falamos sobre esse importante momento do projeto On: a leitura dramática do texto, que será na próxima sexta-feira, dia 31/05, às 19h30.


Como o Projeto ON, contemplado pelo Edital ProAC 36/2018, tem como foco a escrita de um texto dramatúrgico e a sua publicação em forma de livro, essa é uma atividade fundamental que vem ser o ápice do trabalho de criação e escrita do dramaturgo Marcus Mazieri, realizado nos últimos 6 meses.

"Eu sempre enfatizei a questão do processo criativo na escrita de uma dramaturgia, que inclusive foi tema de uma palestra realizada como parte do projeto. É nesse processo que você entende como que o tema que você quer abordar estará no seu texto, como vai se relacionar com a linguagem estética da sua escrita. No caso do On, o desafio era abordar as tantas e complexas questões acerca do uso excessivo dos celulares e das redes sociais dentro de uma linguagem que privilegiasse o humor e o absurdo", conta o dramaturgo.

"On" é um conjunto de cenas ligadas entre si pelo mesmo tema: as consequências no sujeito e na sociedade do uso excessivo dos celulares e das redes sociais. As cenas buscam sempre a comicidade, partindo de referências "clássicas" como os dramaturgos Eugène Ionesco e Samuel Beckett, e também da contemporâneos como Martin Crimp, Nick Silver e Sergi Belbel. Há também em outras linguagens estímulos para o "On": o cinema do sueco Roy Anderson (em filmes como “Canções do Segundo Andar”, “Vocês, os Vivos” e “Um Pombo Pousou num Galho Refletindo sobre a Existência”) e o grupo de comediantes brasileiros da TV Quase, responsáveis por programas de sucesso na internet como Falha de Cobertura e Choque de Cultura.

Para Mazieri, "é importante dialogar de algum forma com toda a estética que está se formando a partir da popularização da internet. Por exemplo, a comédia hoje está intimamente ligadas a estética que surge com os 'memes', bem como com os vídeos que usam de colagem de vários materiais diferentes para fazer comédia. Acho que o teatro e a dramaturgia precisam lidar com isso, precisam aceitar isso como referência. Agora em 2019 estamos tateando no escuro para entender como a dramaturgia, que vem desde lá dos gregos, se insere nessas estéticas contemporâneas. As linguagens estão coexistindo e precisam se permitir interagir umas com as outras". 

O texto, que assim como o projeto também se chama "On", está em fase final de escrita, mas ainda está aberto para modificações antes de ser publicado. "Esse vai ser o primeiro contato do texto com o público. Quero aproveitar esse momento para observar a reação das pessoas diante das cenas e também para ouvir devolutivas que podem me apontar outras soluções e desfechos. Acredito que esse contato com o púbico vai ajudar a dar os ajustes finais ao texto", diz Mazieri.

A Leitura Dramática do texto "On" será realizada pelo Coletivo Fleuma, com Amanda Stahl, Diego Angelini, Veridiana Zurita e pelo próprio Marcus Mazieri. Será no dia 31 de maio de 2019, as 19h30, no Museu Casarão Pau Preto, que fica na Rua Pedro Gonçalves, 477, Indaiatuba/SP. A entrada é gratuita.


SERVIÇO
Leitura Dramática do Texto "On" 

Autor: Marcus Mazieri
Artistas convidados para ler: 
Amanda Stahl, Diego Angelini, Veridiana Zurita e Marcus Mazieri
Data: Sexta, 31 de maio, as 19h30
Local: Museu Casarão Pau Preto (R. Pedro Gonçalves, 477 - Centro, Indaiatuba – SP)
Público alvo: Interessados em teatro e literatura a partir dos 16 anos

Comentários