Leitura e Encontro

No último dia 31 de maio aconteceu a Leitura Dramática da versão parcial do texto "On", de Marcus Mazieri, fruto do projeto homônimo contemplado pelo Edital ProAC 36/2018. A leitura foi realizada pelo Coletivo Fleuma, com a participação dos atores Diego Angelini e Victor Simões, da atriz Amanda Stahl e do próprio dramaturgo Marcus Mazieri. 

O dramaturgo Marcus Mazieri conversando com o público ao final da leitura dramática.

O texto é um conjunto de cenas independentes que tem em comum entre si o tema "as consequências no sujeito e na sociedade do uso excessivo dos celulares e das redes sociais". As cenas buscam sempre a comicidade, partindo do absurdo, do sarcasmo e da incomunicabilidade presente nas formas de comunicação contemporâneas. 

Nesta leitura do texto parcial, os atores e atrizes presentes se revesaram na leituras das personagens de 8 cenas do texto "On": como uma metáfora; como que lá fora; como se lessem; como um consenso; como três desejos; como um contato; como que noticiando; e como viciados. O texto final terá uma quantidade maior de cenas e será publicado em forma de livro, conforme previsto no projeto.

Esse foi o primeiro contato da dramaturgia com o público, um momento proveitoso para perceber os pontos fortes e os pontos fracos de cada cena, bem como se a comicidade proposta no texto escrito acontece também quando o texto é falado e dramatizado. Depois da leitura o dramaturgo ainda conversou com o público presente, ouvindo preciosas considerações e opiniões acerca do que foi lido, o que acabou gerando também um discussão sobre os temas abordados no texto, como o uso excessivo do celular e das redes sociais. 

O projeto On está eufórico com esse momento tão importante! Esta primeira leitura, aonde do texto parcial, dá uma vida concreta no "On" no mundo, que culminará nas próximas atividades do projeto: a publicação do livro, o lançamento do livro e a leitura dramática da versão final do texto.

Só tenho a agradecer Amanda Stahl, Diego Angelini e Victor Simões pela leitura atenta e dedicada, e também a todos e todas que estiverem presentes naquela noite no Museu Casarão Pau Preto, fazendo ser possível a essência mesma do teatro: o encontro.

Comentários