Livro, leve e solto: o on foi lançado ao mundo!

Neste último fim de semana, nos dias 09 e 10 de agosto, aconteceram a Leitura Dramática e o Lançamento do livro On, com direito a um bom bate-papo com o autor Marcus Mazieri sobre o processo de escrita do livro e sobre essa coisa difícil de fazer: a comédia!


Estas atividades selaram o percurso das atividades do Projeto On, contemplado pelo Edital ProAC 36/2018, que começou com o início processo de pesquisa e escrita no ano passado, passando por palestra, oficinas, mesa de debate, leitura dramática, publicação do livro... Mas vamos guardar o tom de despedida para depois!

A Leitura Dramática aconteceu no Museu Casarão Pau Preto, vinculado a Fundação Pró-Memória de Indaiatuba, no dia 09/08. Já com o livro na mão, os atores Diego Angelini e Victor Simões Lobato, a atriz Amanda Stahl e o próprio dramaturgo Marcus Mazieri deram voz aos caóticos e absurdos personagens do livro, dramatizando as cenas e evidenciando o caráter teatral do texto, pautado em diálogos rápidos e situações estranhas, com o pano de fundo do tema que guia todas as cenas: as modificações comportamentais no indivíduo e na sociedade do uso excessivo dos celulares e das redes sociais. 

Já o Lançamento aconteceu um dia depois, 10/08, na Biblioteca Rui Barbosa, também vinculada a Fundação Pró-Memória de Indaiatuba. Neste dia, o livro On foi oficialmente apresentado ao mundo e o autor Marcus Mazieri falou sobre o processo de escrita, suas referências e inspirações temáticas e estéticas e suas expectativas com relação ao livro. O bate-papo com os presentes rendeu e acabou-se discutindo até sobre a comédia em suas diversas plataformas (teatro, televisão, cinema, internet) e as transformações em relação ao que achamos engraçado que acabam por acompanhar as próprias mudanças sociais, éticas e comportamentais.

Para o Projeto On estes foram dias especialmente simbólicos: são a cereja do bolo de todo o trabalho que foi realizado nos últimos meses. Foi o momento de materializar por completo tudo o que foi idealizado e projetado lá na escrita do projeto e que passou por um longo e trabalhoso percurso que gerou esta coisa especial que podemos pegar na mão e que nunca sai de moda: um livro!

Agradeço imensamente a todos que estiverem presentes nestes dias e permitiram essa importante troca, estabelecendo ricas conexões do livro com o mundo.

E não tem mais volta: o On agora é livro, leve e solto!


Comentários